PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO – PNLD
- Estélio Freitas
- 18 de fev. de 2015
- 2 min de leitura

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica. Após a avaliação das obras, o Ministério da Educação (MEC) publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.
O programa é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o MEC adquire e distribui livros para todos os alunos de um segmento, que pode ser: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental ou ensino médio. À exceção dos livros consumíveis, os livros distribuídos deverão ser conservados e devolvidos para utilização por outros alunos nos anos subsequentes.
O PNLD também atende aos alunos que são público-alvo da educação especial. São distribuídas obras didáticas em Braille de língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e dicionários.
São reutilizáveis os seguintes componentes: Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Física, Química e Biologia. Os consumíveis são: Alfabetização Matemática, Letramento e Alfabetização, Inglês, Espanhol, Filosofia e Sociologia.
Para garantir o atendimento a todos os alunos, são distribuídas também versões acessíveis (áudio, Braille e MecDaisy) dos livros aprovados e escolhidos no âmbito do PNLD.
O MecDaisy trata-se de uma ferramenta tecnológica que permite a produção de livros em formato digital acessível. Possibilita a geração de livros digitais falados e sua reprodução em áudio, gravado ou sintetizado e apresenta facilidade de navegação pelo texto, permitindo a reprodução sincronizada de trechos selecionados, o recuo e o avanço de parágrafos e a busca de seções ou capítulos.
A escolha dos livros didáticos em nosso município, sempre ocorre de forma unificada, isto é, são escolhidos os mesmos livros para todas as escolas municipais, pois se trata de um município de pequeno porte e, que possui características culturas, econômicas, sociais e políticas comuns.
Os livros didáticos são escolhidos pelos professores que compõem o quadro docente da Secretaria Municipal de Educação do município e, que está efetivamente exercendo sua função em sala de aula. Cada professor participa da seleção dentro de sua área de Ensino, que são elas:
Linguagens e Códigos: Língua Portuguesa – Língua Estrangeira (Inglês) – Arte Educação e Educação Física.
Ciências Humanas: História – Geografia e Ensino Religioso.
Ciências: Matemática e Ciências.
Comments