NAPE QUIXERÉ – HELDER FRANCISCO DE SOUSA
- smequixere
- 2 de mar. de 2015
- 2 min de leitura

O NAPE – Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado é um espaço equipado com recursos materiais e humanos específicos, implantado e organizado no âmbito das unidades escolares, que realiza atendimento essencialmente pedagógico para alunos com necessidades especiais e com dificuldades de aprendizagem.
O NAPE tem como principal finalidade dar suporte às escolas no processo inclusivo dos alunos com necessidades educacionais especiais. Vale frisar que o NAPE compõe uma das modalidades do Atendimento Educacional Especializado – AEE, conforme a LDB 9.394/96.
No município de Quixeré o NAPE foi implantado desde o ano de 2003, encontra-se inserido na Escola Raimundo Nonato de Sena.
Atualmente o NAPE conta com uma equipe multiprofissional composta de: 01 pedagoga, 01 psicopedagoga, 01 Assistente Social, 01 Terapeuta Ocupacional, 01 psicóloga e 01 Fonoaudióloga.
Funciona de segunda à sexta no atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais encaminhados de toda rede Municipal de Ensino do Município de Quixeré.
O Núcleo atende atualmente 60 alunos de diversas escolas da rede Municipal de Ensino de Quixeré. Como mostra o gráfico a seguir.

Conforme o gráfico são atendidos no municipo 60 alunos com necessidades especiais. Sendo
04 alunos E.E.B. MANOEL GONÇALVES DE SOUSA; 07 alunos E.E.B. ANTONIO MOREIRA DE FREITAS; 01 aluno na E.E.I. MARIA SUZILANE SANTIAGO; 02 alunos na E.E.B. FRANCISCA LAURA DE JESUS; 04 alunos na E.E.I RITA NOGUEIRA DE OLIVEIRA; 02 alunos na E.E.B. IRENE NONATO; 06 alunos na E.E.B. PE. JOSÉ DE ANCHIETA; 03 alunos na E.E.B. JOSÉ JOAQUIM DA SILVA; 07 alunos na E.E.B. PROFESSOR JOÃO OLIVEIRA; 09 alunos na E.E.B. ZACARIAS FERREIRA; 09 alunos na E.E.B. RAIMUNDO NONATO DE SENA; 03 alunos na E.E.I VEREADOR SEBASTIÃO LEMOS; 01 aluno na E.E.B. AGOSTINHO FRANCISCO FEREIRA; 02 alunos na E.E.B. MENINO JESUS DE PRAGA.
No início do ano letivo de 2015 o NAPE realizou visitas às escolas municipais com o intuito de orientar os professores e profissionais de apoio sobre o recebimento desses alunos com necessidades educacionais especiais em sala de aula, bem como realizou a entrega dos Relatórios de evolução dos alunos atendidos no NAPE em 2014.


Comments